No seguimento das antigas tradições, em que os feirantes se deslocavam às povoações, uma vez que a maioria das pessoas não tinha como se deslocar, mantém-se a realização de feiras no Orvalho. Estas, têm lugar nos segundos domingos dos meses de Março, Maio e Junho, bem como nos dias 13 de Agosto e 6 de Dezembro. Embora menos concorridas do que outrora, por razões óbvias que se prendem com a maior mobilidade das pessoas e proximidade entre terras dos tempos que correm, as feiras são, ainda assim, momentos de alguma agitação na aldeia.
No que concerne às festas propriamente ditas, estas começam bem cedo, com o dia 20 de Janeiro a assumir-se sempre como data da primeira festa do ano: a festa de São Sebastião. Quanto às outras festas anuais da aldeia, temos a festa do Orago da Freguesia, que se celebra a 24 de Agosto, temos a festa da Nossa Senhora da Confiança, no último fim-de-semana de Agosto, e temos ainda a festa do Sagrado Coração de Jesus, que se realiza em finais de Setembro ou princípios de Outubro.
Naturalmente, uma vez que cada uma destas festas tem uma razão específica para a sua existência, cria-se em cada um destes momentos uma atmosfera muito própria e singular, com o povo a manifestar-se consoante a natureza de cada uma das festividades propriamente ditas. Neste contexto, apesar de ter raízes religiosas como todas as outras, a festa da Nossa Senhora da Confiança é, de longe, aquela que tem um maior cariz de convívio social.
A maior dimensão e abrangência da festa da Nossa Senhora da Confiança, prende-se também com o facto de ser aquela que conta com a maior presença de filhos da terra que se encontram a viver longe da aldeia, mas não será apenas por isso. Aliás, a principal razão será mesmo o facto de ser uma festa de agradecimento por um pedido que a aldeia fez à Nossa Senhora antes do ano de 1921. Reza a história que, no momento em que os homens e jovens do Orvalho partiram para combater na I Guerra Mundial, que decorreu entre 1914 e 1918, a povoação pediu por eles à Nossa Senhora e, uma vez que todos eles regressaram a casa incólumes, as festas em honra da Nossa Senhora da Confiança foram a forma que os Orvalhenses encontraram para agradecer este pequeno milagre que a Santa lhes concedeu, sob a forma de dádiva de vida para os filhos da terra que partiram para enfrentar as agruras da guerra.
A festa tem uma forte vertente religiosa, onde se agradece mais uma vez à Nossa Senhora, e uma vertente pagã, onde não falta a música, os foguetes, a bebida e a comida, bem como o pé de dança até altas horas da madrugada. Inicialmente, a festa religiosa realizada em honra da Nossa Senhora da Confiança, celebrava-se no Cabeço das Cruzes, junto à Capela. Porém, há mais de 20 anos que se realiza cá em baixo na povoação, com missa cantada na Igreja matriz, sermão e procissão pelas ruas da aldeia. Isto, durante o dia, obviamente, porque à noite, a diversão sobrepõe-se à religião, de uma forma inocente que ninguém leva a mal...
NOTÍCIAS RELACIONADAS »
:. FREGUESIA DE ORVALHO .: - Todos os Direitos Reservados !