N E W S L E T T E R
 
 Nome:
 E-mail:
 Código: Imagem de verificação, escreva o código na caixa...

CENTRO SOCIAL DE ORVALHO [ Voltar Atrás ]

Centro Social Padre Tomás D’Aquino Vaz de Azevedo

      Para explicar o surgimento da Instituição supra, importa referimo-nos ao testamento com data de 6/9/1950, deixado pelo Senhor Padre Tomás, doando após a sua morte, parte dos seus bens à Freguesia de Orvalho, caso ali fosse criada uma obra social e desde que o seu sobrinho, Prof. João Cardoso, não tivesse filhos, como veio a sucedeu.

      Assim, em 27/04/79, por escritura pública, foi por 17 Orvalhenses, constituída a Associação denominada Centro Social Padre Tomás D’Aquino Vaz de Azevedo.

      Em 01/05/79, foi eleita a primeira Comissão Instaladora, presidida pelo Dr. Fernando Dias de Carvalho, que de imediato desenvolveu as acções necessárias para que fosse autorizada a construção do Centro de Dia, o que veio a verificar-se no início de 1989, já com a direcção eleita em 1984. A 25/06/89, procedeu-se ao lançamento da 1ª pedra pelo Senhor Director da Segurança Social de Castelo Branco, Dr. José da Cruz Penedo.

      A obra foi construída por administração directa perspectivando já a criação de outra valência (LAR). O edifício foi concluído em Outubro de 1990. No entanto, os serviços prestados à comunidade iniciaram-se somente a 01/04/91, tendo sido inaugurado em 11/04/92, pelo Senhor Secretário de Estado da Segª Social, Dr. José Luís Vieira de Castro.

      Aquando da construção do Centro de Dia, o grande anseio era a construção do Edifício para Lar de Idosos, dadas as necessidades gritantes desta zona, “interior do País”. Depois de muita luta e alguma capacidade de sofrimento, surge finalmente a autorização para a execução do desejado projecto para 36 camas.

      Aprovado este, as obras iniciaram-se em 01/07/97 e terminaram a 30/09/98. A prestação dos serviços teve início em 07/10/98 e foi inaugurado a 07/08/99, com a presença do Senhor Secretário de Estado da Seg.ª Social, Dr. Rui Cunha. Posteriormente, com a conclusão do piso superior aumentou-se a capacidade para 58 camas.

      Devido à enorme dedicação do actual Presidente, foi, por unanimidade, deliberado em Assembleia Geral, dar àquela Valência, o nome de Centro de Apoio Comunitário António Ramos Natário. Neste momento está já em fase adiantada a construção do Centro de Apoio Comunitário II, para mais 36 camas, que esperamos esteja concluído até final de Março de 2007.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS »

 Inaugurada Unidade de Cuidados Continuados - 2012-03-29 
Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro Social de Orvalho já foi inaugurada

Centro Social do Orvalho ( www.cs-orvalho.org )O Centro Social de Orvalho assinou no passado dia 14 de Março, pelas 17H30 o acordo com a ARSC, IP e o Instituto da Segurança Social I.P., no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, esteve presente na celebração do acordo e procedeu à inauguração da respetiva unidade.

A nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro Social de Orvalho vem aumentar a capacidade desta IPSS em cuidados de média duração e reabilitação (16 camas), mantendo a sua unidade de longa duração e manutenção (16 camas).



Ver Notícia... Comentar Notícia... Ler Comentários...


 Abertura da Unidade de Cuidados Continuados - 2009-03-22 

O Centro Social Padre Tomás D’Aquino Vaz de Azevedo (CSPTAVA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve a sua actividade na área do apoio à Terceira Idade nas valências de Lar e Serviço de Apoio Domiciliário desde 1991 e, desde 2 de Fevereiro de 2009, também na prestação de cuidados de saúde através de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados.



Ver Notícia... Comentar Notícia... Ler Comentários...


 António Natário Homenageado - 2008-02-18 

Quase meio milhar de pessoas prestam uma sentida homenagem a um Grande Orvalhense, António Ramos Pedro Natário.



Ver Notícia... Comentar Notícia... Ler Comentários...


 Almoço de Homenagem ao Sr. António Ramos Natário - 2008-01-27 

O nosso conterrâneo António Ramos Pedro Natário desempenha há 23 anos as funções de Presidente da Direcção do Centro Social de Orvalho. Só com a sua total entrega, dedicação e disponibilidade, aliadas a uma gestão eficiente e rigorosa, é que foi possível conseguir que aquela infra-estrutura de apoio social seja hoje considerada uma das melhores da região.

 Com investimentos concretizados na ordem dos 3,5 milhões de euros e mais de 50 postos de trabalho criados, a obra alcançada fala por si e demonstra sem margem para dúvidas os frutos do trabalho por si desenvolvido.
 



Ver Notícia... Comentar Notícia... Ler Comentários...

   
 
:. FREGUESIA DE ORVALHO .: - Todos os Direitos Reservados !