Para explicar o surgimento da Instituição supra, importa referimo-nos ao testamento com data de 6/9/1950, deixado pelo Senhor Padre Tomás, doando após a sua morte, parte dos seus bens à Freguesia de Orvalho, caso ali fosse criada uma obra social e desde que o seu sobrinho, Prof. João Cardoso, não tivesse filhos, como veio a sucedeu.
Assim, em 27/04/79, por escritura pública, foi por 17 Orvalhenses, constituída a Associação denominada Centro Social Padre Tomás D’Aquino Vaz de Azevedo.
Em 01/05/79, foi eleita a primeira Comissão Instaladora, presidida pelo Dr. Fernando Dias de Carvalho, que de imediato desenvolveu as acções necessárias para que fosse autorizada a construção do Centro de Dia, o que veio a verificar-se no início de 1989, já com a direcção eleita em 1984. A 25/06/89, procedeu-se ao lançamento da 1ª pedra pelo Senhor Director da Segurança Social de Castelo Branco, Dr. José da Cruz Penedo.
A obra foi construída por administração directa perspectivando já a criação de outra valência (LAR). O edifício foi concluído em Outubro de 1990. No entanto, os serviços prestados à comunidade iniciaram-se somente a 01/04/91, tendo sido inaugurado em 11/04/92, pelo Senhor Secretário de Estado da Segª Social, Dr. José Luís Vieira de Castro.
Aquando da construção do Centro de Dia, o grande anseio era a construção do Edifício para Lar de Idosos, dadas as necessidades gritantes desta zona, “interior do País”. Depois de muita luta e alguma capacidade de sofrimento, surge finalmente a autorização para a execução do desejado projecto para 36 camas.
Aprovado este, as obras iniciaram-se em 01/07/97 e terminaram a 30/09/98. A prestação dos serviços teve início em 07/10/98 e foi inaugurado a 07/08/99, com a presença do Senhor Secretário de Estado da Seg.ª Social, Dr. Rui Cunha. Posteriormente, com a conclusão do piso superior aumentou-se a capacidade para 58 camas.
Devido à enorme dedicação do actual Presidente, foi, por unanimidade, deliberado em Assembleia Geral, dar àquela Valência, o nome de Centro de Apoio Comunitário António Ramos Natário. Neste momento está já em fase adiantada a construção do Centro de Apoio Comunitário II, para mais 36 camas, que esperamos esteja concluído até final de Março de 2007.
NOTÍCIAS RELACIONADAS »
:. FREGUESIA DE ORVALHO .: - Todos os Direitos Reservados !