Terra rica em património natural, cultural e edificado, em artesanato e em gastronomia. Salienta-se do seu património, a Igreja Matriz "com os seus altares revestidos a talha dourada". As várias capelas e o Santuário da Nossa Senhora da Confiança. - A Capela de Nossa Senhora da Nazaré e o Antigo Lagar na Foz do Giraldo. - A Capela de Santa Teresinha e o Forno comunitário (calcula-se que tenha mais de 150 anos) nas Casas da Zebreira. - O Miradouro do Mosqueiro de onde pode ver as serras da Estrela, Gardunha, Lousã e uma paisagem deslumbrante sobre o rio Zêzere. - A cascata da "Água d’Álta" com cerca de 25 metros, formando a maior e mais bela cascata da Beira Baixa. - As casas em pedra e as suas janelas tradicionais e os chafarizes ainda existentes na freguesia.
Os amantes da natureza podem ainda passear por caminhos florestais ou ao longo da ribeira encontrando verdadeiras maravilhas. Outro local a visitar é o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Orvalho, e porque não assistir a um jogo de futebol da equipa de Orvalho que disputa os campeonatos federados desde 1994. Para além disso, este clube já se pode orgulhar do seu passado recente como campeão da 2ª Divisão Distrital, campeão da 1ª Divisão Distrital, participações na Taça de Portugal. E naturalmente do grande feito que foi ser o primeiro clube do concelho a ser campeão da 1ª Divisão Distrital ascendendo assim, à 3ª Divisão Nacional. Actualmente participa na 2ª Divisão Distrital e possui cerca de 900 sócios. Depois de todo este passeio nada melhor do que provar o cabrito assado no forno ou o maranho uma delícia para qualquer visitante. Não esquecendo os doces. Como recordação pode comprar verdadeiras obras de arte em linho, rendas e bordados.
No entanto, é a hospitalidade das gentes de Orvalho que sabem o gostam de bem receber numa zona onde a adega é parte integrante da casa, que pode ser apreciada ao longo de todo o ano e durante as diversas e já tradicionais festas e romarias.