N E W S L E T T E R
 
 Nome:
 E-mail:
 Código: Imagem de verificação, escreva o código na caixa...

Festa de Inauguração da Sede do G.P.C.D. da Foz do Giraldo - 2008-06-03 [ Voltar Atrás ]

Decorreu no passado dia 1 de Junho, a festa de inauguração da Sede do Grupo Promotor da Cultura e Desporto da Foz do Giraldo.

A localidade de Foz do Giraldo acaba de renovar o pavilhão de festas, entre a Rua do Campo da Bola e a estrada para Adgiraldo. A festa foi rija e foi aproveitada pelo presidente da Junta, Paulo Urbano, para elogiar o esforço do Grupo Promotor de Foz do Giraldo, bem como para pedir mais obras ao presidente da Câmara.

Catorze anos, muita persistência e dezenas de milhares de euros depois, a localidade de Foz do Giraldo, na Freguesia de Orvalho, Concelho de Oleiros, acaba de inaugurar um pavilhão onde a comunidade pode organizar eventos recreativos e culturais, colmatando assim uma velha aspiração das cerca de duas centenas de habitantes e naturais que visitam a aldeia regularmente.
A obra foi inaugurada no domingo, com pompa e circunstância, tendo contado com a presença da Governadora Civil, Alzira Serrasqueiro, do presidente da Câmara de Oleiros, José Marques, e de mais 230 convivas, que não quiseram perder pitada do primeiro dia do resto da vida do pavilhão do Grupo Promotor da Cultura e Desporto de Foz do Giraldo.
As obras custaram cerca de 200 mil euros, pagos com dinheiros provenientes do Grupo Promotor, da Direcção Geral das Autarquias Locais, Câmara de Oleiros, Freguesia de Orvalho e empresa Aeroflora. A direcção do Grupo teve ainda de contrair um empréstimo bancário de 45 mil euros, que está a pagar, a custo. Mas o pavilhão tornou-se um ex-libris do Concelho e, tendo em conta o fim a que se destina, será porventura um dos melhores do Distrito, como referiram os responsáveis políticos presentes.
A hora é, por isso, de orgulho, para os cinco elementos da actual direcção. A obra começou em 1994. Seguiram-se sucessivos melhoramentos. Mas agora o pavilhão foi reconstruído. O isolamento fez desaparecer o eco, o chão tem um piso de qualidade, as paredes cresceram em altura e nasceu uma cave, com bar, a qual vai ser entregue aos cerca de 30 jovens que integram o Grupo promotor. O equipamento dos bares também é novo, desde o mobiliário ao equipamento de bar e cozinha. No total, são cerca de 1200 metros quadrados de área útil.
Em dia de festa, depois da missa seguiu-se a cerimónia de inauguração, o almoço e a actuação dos bombos do Vilar Barroco e do organista Miguel Agostinho. A tarde prolongou-se noite dentro, até às 23 horas. O pavilhão, que pode ser utilizado gratuitamente pelos populares de Foz do Giraldo, foi aprovado por todos e está pronto para receber outras comemorações, como a festa em honra de Senhora da Nazaré e Senhora do Almortão, em Setembro, a festa de Santo António, em Abril, e muitos outros convívios como o convívio das mulheres, o convívio dos homens, o convívio dos Josés e o dos Antónios, entre outros.
A direcção do Grupo, composta por António Martins, António Gama, Paulo Esteves, José do Canto e Manuel Esteves, continuará a assumir a responsabilidade de organizar as festas e quer relançar o Rancho Folclórico Infantil de Foz do Giraldo. "Vamos tentar reactivá-lo. Já temos todo o equipamento em poder da direcção e faremos todos os possíveis para que possa ser uma realidade", refere António Martins. Também a festa de passagem de ano promete mais este ano em Foz do Giraldo, no novo espaço situado entre a Rua do Campo da Bola e a estrada para Adgiraldo.

Já se encontram disponíveis as fotografias da Festa de Inauguração:

- Clique aqui para visualizar o nosso álbum de fotografias...

Para mais informações acerca da constituição da Associação, consulte o documento:

- Direcção do Grupo.pdf

 

Comentar a notícia...


Ainda não foram introduzidos comentários a esta notícia...
   
 
:. FREGUESIA DE ORVALHO .: - Todos os Direitos Reservados !